fbpx
Mentalidade Streamer

COMO FAZER UMA LIVE EM 5 PASSOS SIMPLES

fazer live - COMO FAZER UMA LIVE EM 5 PASSOS SIMPLES

Muitos usuários da internet se perguntam como fazer uma live e quando surge esse desejo eles desistem imaginando que é difícil, talvez de um pouquinho de trabalho mas acredite se você realmente quer ser um streamer, pode ficar calmo!

Vou mostrar nesse artigo que basta alguns passos simples pra você realizar essa façanha!


IMPORTANTE: Se você quer a fama e o prestígio de ser um streamer de sucesso mas não está disposto a fazer sacrifícios e levar a sério NEM PERCA SEU TEMPO, é sério…ser streamer não é pra qualquer um então se você quer crescer sem esforço VAZA, esse artigo não é pra você!

capa e book modelo 2 1 - COMO FAZER UMA LIVE EM 5 PASSOS SIMPLES

[Grátis] Baixe AQUI: GUIA COMPLETO do Streamer INICIANTE
Passo a passo definitivo de como criar a sua audiência e ganhar dinheiro com ela.


Equipamentos básicos

Antes de começarmos as configurações da live em si, você deve ter mente são quais os equipamentos básicos que você precisa ter:

  • Webcam (que não seja muito barata, tipo aquelas que seu pai compra);
  • Computador Razoável (que rode com tranquilidade os jogos que você pretende streamar COM FOLGA);
  • Uma boa internet (o mais IMPORTANTE aqui é a velocidade de UPLOAD e não de DOWNLOAD);
  • Headset (apenas fone) ou Headphone (fone e microfone);
  • Microfone (caso você não tenha headphone);
setup gamer - COMO FAZER UMA LIVE EM 5 PASSOS SIMPLES

Bom esse é o básico do básico, qualquer coisa além disso é um luxo (sim streamdeck, mouse gamer, headset gamer, cadeira gamer são LUXOS e APENAS LUXOS, a maioria dos streamers começou sem NADA disso).

Agora vamos ao que interessa!

Passo 1 – A escolha da Plataforma

Há diversas plataformas grandes e outras que estão às moscas então as plataformas que eu listar aqui embaixo são as que considero as melhores (se faltar alguma me fala!), vou falar as vantagens e desvantagens de cada uma e você escolhe ok?

plataformas streaming - COMO FAZER UMA LIVE EM 5 PASSOS SIMPLES

Os critérios que levei em consideração foram:

  • Audiência;
  • Concorrência;
  • Qualidade do serviço;

Agora vou falar um pouco sobre cada plataforma , são elas:

PlataformaVantagensDesvantagens
Facebook GamingO facebook é a rede social que tem mais pessoas no mundo aumentando suas chances de conseguir mais audiência e como o recurso de livestreams é relativamente novo, ele está ajudando bastante as pessoas a  começarem a fazer streams lá!O facebook é conhecido por derrubar o alcance e cobrar pra notificar 100% dos seu público, então apesar dele estar ajudando em 2019 streamers a crescerem, se você começar aqui precisa ter isso em mente!
YoutubeDepois do facebook o Youtube é a plataforma mais populosa e muitas pessoas estão “familiarizadas”, apesar de muitos reclamarem o algoritmo de recomendação do youtube é o melhor atualmente e indica sua live constantemente para públicos relacionados.Suas lives viram vídeos após encerradas e podem ser desmonetizadas caso escute músicas com copyright, além disso o Youtube tem uma certa mania de “derrubar” parte dos seus inscritos o que pode ser frustrante às vezes, além do suporte ruim.
TwitchÉ a mais popular quando o assunto é streams, a qualidade da imagem é a melhor disparado e a cultura de “dar donates” é mais aceita aqui, além disso como parceiro você pode passar anúncios relativamente rentáveis e ganhar dinheiro com eles.Você precisa ser parceiro pra ter mais qualidades de vídeo além da original, demora muito pra conseguir se tornar um parceiro e o suporte deles não é muito bom (muitos streamers pequenos e grandes reclamam que foram deixados na mão). O algoritmo de recomendação da Twitch é horrível também, se você for pequeno raramente vai ser recomendado.
MixerA plataforma é menor no quesito público mas também é menor em concorrência o que pode te fazer conquistar um público inicial.É uma plataforma da microsoft o que pode fazer com que ela favoreça streamers que joguem jogos que ela seja dona o que não é justo com o restante dos streamers.
Cube TVPossuem programa de remuneração para streamers pequenos também e é a plataforma que mais evolui atualmente.Caso você não use o software de stream da Cube sua live enche de bugs (áudios falham e problemas no overlay), o que torna inviável configurações de qualidade na transmissão.
Nimo TVPossui incentivo financeiro para streamers pequenos (mas precisa bater certas metas)Infraestrutura fraca, e suporte péssimo (são conhecidos por não te responderem), há boatos que a plataforma possui vários “bots” mas não há nada comprovado.
StreamcraftÉ conhecida como a plataforma que mais “remunera” streamers pequenos.Suporte QUASE inexistente, além de ter diversos problemas de delay e de servidores caindo.

Streamar em mais de uma plataforma FUNCIONA?

Funcionar até funciona mas se eu recomendo? A resposta é NÃO!

Pode até haver casos de pessoas que se deram bem fazendo isso, mas se UM CHAT já dá trabalho de dar atenção imagina vários!

chat - COMO FAZER UMA LIVE EM 5 PASSOS SIMPLES

Pode funcionar bem no começo mas assim que você crescer um pouco terá que escolher apenas uma plataforma, pode confiar…

Além disso fica confuso pra quem te assiste pois não vão entender com quem você está conversando já que as pessoas estarão em chats diferentes.

Passo 2 – Programas de Transmissão

Para transmitir na plataforma você vai precisar de um software de transmissão!

programas transmissão - COMO FAZER UMA LIVE EM 5 PASSOS SIMPLES

OBS: com exceção da CUBE TV que até a data desse post usa um software próprio, você pode até usar outros programas mas os streamers (grandes ou pequenos) comentam que dá muitos bugs e não compensa, então caso esteja na CUBE TV recomendo usar o software deles.


O esquema é o mesmo, separei os mais conhecidos e vou falar um pouco sobre cada um…


OBS2: tem muitos outros mas não achei necessário listar tudo aqui.


OBS Studio (Mais Popular)

obs - COMO FAZER UMA LIVE EM 5 PASSOS SIMPLES

O OBS é uma ferramenta gratuita e de código aberto que permite gravar e transmitir jogos para qualquer plataforma, além de ser o mais famoso ele possui diversos recursos a serem exibidos na tela.

Além de ter uma interface simplificada, facilitando a vida de qualquer um e uma infinidade de tutoriais na internet.

Suporte em inglês!

https://obsproject.com/pt-br/download

Streamlabs (Recomendado)

streamlabs - COMO FAZER UMA LIVE EM 5 PASSOS SIMPLES

É uma espécie de evolução do OBS Studio mas está nas suas primeiras versões ainda, com diversas facilidades de configuração além de salvar suas configurações em nuvem, ou seja, você formatar o pc ou logar em outro pc basta logar e ele carrega todas as configurações no pc novo!

Você também pode instalar temas prontos agilizando e muito o tempo de configuração da sua stream (isso inclui gadgets do streamlabs), ainda possui alguns bugs mas está em constante evolução e provavelmente será o melhor em poucos meses.

Suporte em inglês!

https://streamlabs.com/

Xplit Game Caster (Pago)

xplit - COMO FAZER UMA LIVE EM 5 PASSOS SIMPLES

Talvez a ferramenta mais fácil de todas, o Xplit permite transmissões de alta qualidade, possui diversos recursos de produção de vídeo profissionais além de ter um recurso que apresenta notificações de seguidores e do chat.

Além do suporte impecável, basicamente tem tutorial de tudo o que você precisar, porém ele é PAGO se você utilizar qualidade 720p (HD) ou superior vai aparecer uma marca d’água na tela (você pode pagar mensalmente ou a licença vitalícia, mas é em dólares e é bem caro).

Suporte em português!

https://www.xsplit.com/pt-br/

Passo 3 – Escolha do Conteúdo

É importante que você defina principalmente no começo que a galera não te conhece, o foco que sua live terá.

O conteúdo precisa ser definido em 2 partes, INTERAÇÃO e CATEGORIA que vão definir a “identidade” da sua stream, não precisa seguir à risca sempre, mas é bom manter a mesma linha para não confundir a sua audiência.

conteúdo - COMO FAZER UMA LIVE EM 5 PASSOS SIMPLES

Os tipos de interações possíveis dependem da sua personalidade e preferência, tem UM MONTE deles mas vou citar alguns aqui pra te dar uma noção beleza?

Interações

  • Live engraçada;
  • X1 com inscritos;
  • Campeonato amador;
  • Conselhos amorosos;
  • Análise de jogos e/ou jogadores;
  • Papo sério;
  • Assuntos filosóficos;
  • Ensinando a jogar;
  • etc.

E é importante escolher algumas categorias também (de preferência com dias bem definidos, isso facilita pra quem te assiste saber o que vai ter no dia que ele entrar na sua live).

Abaixo algumas categorias (mas a regra é a mesma, tem MUITAS OUTRAS).

Categorias de Streams

  • Jogando;
  • Jogando com a galera (Gartic, Stopots, etc);
  • Cantando;
  • Tocando Violão;
  • Ensinando a cozinhar;
  • Batendo papo;
  • etc.

É importante que você seja sempre você mesmo, não seja refém do público independente de pedidos e doações que possam fazer a você, o mais importante é você SE DIVERTIR na sua própria live.

Se você estiver bem, vai criar uma stream agradável e consequentemente vai atrair mais seguidores. Além disso busque formas de se reinventar sempre a fim de sair da rotina e conseguir novos seguidores.

Seja amigo do seu público, trate todos bem e eles terão motivos para voltar sempre!

Passo 4 – Inicie a Live (GO LIVE)

Agora chegou a hora de iniciar a live, tome muito cuidado para não imitar streamers famosos, o público percebe isso e faz com que eles saiam da live além de te fazer parecer que não tem sua própria personalidade.

go live - COMO FAZER UMA LIVE EM 5 PASSOS SIMPLES

Entenda que são raros os casos de streamers que fazem sucesso desde a primeira live, encarar como um trabalho é essencial, e você terá resultados se tiver muita dedicação (então se prepare para streamar bastante antes de crescer bastante).

Passo 5 – Analise os resultados

Depois de ter feito algumas transmissões peça um feedback de amigos e pessoas que o assistiram, tente buscar inspiração em pessoas que já tem destaque no mercado, PORÉM inspiração não é imitação.

análise - COMO FAZER UMA LIVE EM 5 PASSOS SIMPLES

Entre no painel da plataforma e veja onde você teve picos de audiência e tente entender o motivo:

  • Você estava jogando um jogo legal?
  • Estava usando um título chamativo?
  • Foi um momento muito engraçado?
  • Estava jogando muito bem uma partida?
  • Entre muitos outros motivos.

E pra finalizar, assista os vídeos da sua live e tente analisar de forma cética onde você pode melhorar e o que mais gostaram no decorrer da sua live.

Share:
Danilo Benetti

Leave a reply

[GRÁTIS] GUIA COMPLETO do Streamer Iniciante

Aprenda o passo a passo de como ser um streamer de alto nível, aprenda a construir uma audiência e a ganhar dinheiro com ela.